Comunicação Institucional UEG

Uma comunicação para todos e por todos


Em consonância com as necessidades institucionais, em novembro de 2013 iniciou-se o processo de implantação de um novo projeto de comunicação institucional na Universidade.

O projeto intitulado O signo da relação: Uma proposta de comunicação integrada, em uma perspectiva humanizada, para a Universidade Estadual de Goiás pauta-se pela relação humana nos processos comunicacionais, em que o relacionamento sujeito-sujeito, ou seja, pessoas falando para pessoas passa a nortear as ações de relacionamento entre a Universidade e seus diversos públicos de interesse. Um trabalho como esse exige de seus agentes o envolvimento emocional com as narrativas produzidas e a substituição da divulgação pela relação nos processos diários de comunicação. Além da evocação da professora Cremilda Medina que discute esses conceitos elencados, o projeto absorve as discussões de Gilles Deleuze e Félix Guattari quanto ao conceito de rizoma que problematiza as infindáveis interconexões de pontos que podem ser aplicadas à sociedade midiatizada e em rede. Esse conceito torna-se mais presente e igualmente imprescindível em uma universidade organizada em 42 câmpus alocados em 39 municípios goianos.

No eixo técnico da comunicação o projeto se pauta pela moderna prática de comunicação integrada em que a convergência sinérgica das diversas áreas da comunicação é utilizada como ferramenta estratégica. Nessa perspectiva, as áreas da comunicação se integram por meio se suas aproximações, mas não perdem seus aspectos intrínsecos e singulares, primando por uma atuação interdisciplinar e multiprofissional. 

O projeto foi desenvolvido a partir dos seguintes pressupostos: discussões entre professores do curso de Cinema e Audiovisual (formado em sua maioria por profissionais graduados em comunicação) do Câmpus Laranjeiras, análise do PDI da UEG (2010-2019) e Relatório da Autoavaliação Institucional 2013, visita técnica à Assessoria de Comunicação da UFG e experiências profissionais anteriores dos professores envolvidos na discussão.

A Coordenação Geral de Comunicação – CGCom foi reestruturada em quatro setores: jornalismo, publicidade e propaganda, audiovisual e relações públicas. 


Com objetivo primeiro de discutir e implantar uma política de comunicação institucional, as ações comunicacionais da CGCom estão direcionadas para a socialização do conhecimento produzido na e pela universidade por meio de uma comunicação atuante, dialógica, transparente, consciente e humana, que visa ressaltar a importância da instituição para a cidadania e o desenvolvimento regional de Goiás.

O professora Marcelo Costa coordena a implantação do projeto de comunicação institucional da UEG desde novembro de 2013.

Seguem abaixo alguns arquivos que demonstram e mensuram o trabalho desenvolvido até aqui.

Planejamento de Comunicação UEG | 2015

Relatório de Gestão 2014 | CGCom UEG

Planejamento de Comunicação UEG | 2014

O Signo da Relação: projeto de comunicação institucional UEG

 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!